Servidores são afastados após denúncia de ameaças a adolescentes em abrigo de Parauapebas, no PA

A apuração começou após a divulgação de um áudio atribuído a um guarda municipal. Servidores municipais são investigados por ameaças a adolescentes em abrigo de Parauapebas
A Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará, afastou preventivamente servidores municipais após o início de uma investigação sobre supostas ameaças a adolescentes em situação de vulnerabilidade dentro de um abrigo institucional do município.
O episódio ocorreu há cerca de um mês, durante a inauguração do novo abrigo institucional "Crescer e Brilhar", que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, abandono ou vulnerabilidade social, segundo as denúncias.
A apuração começou após a divulgação de um áudio atribuído a um guarda municipal. Na gravação, o homem faz ameaças e declarações de violência contra adolescentes, dizendo frases como: "Não me importo se é criança, se é preto, se é branco. Eu quebro mesmo, dou porrada..."
"Eu gosto é de dar porrada, de ver gente chorando, estirada no chão. Eu tenho raiva de gente que fica dando cafezinho na mesinha..."
A suspeita é que o áudio tenha sido gravado por um funcionário do próprio abrigo e repercutiu na Câmara Municipal de Vereadores, que cobrou providências da Secretaria de Assistência Social.
Os servidores foram afastados de suas funções até a conclusão das investigações.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar os fatos. O caso está sob sigilo e é conduzido pela Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente de Parauapebas.
O Ministério Público do Estado também instaurou procedimento para investigar possíveis violações de direitos e garantir a proteção das crianças e adolescentes abrigadas pelo município.
A Promotoria da Infância e Juventude acompanha o andamento das investigações.
A administração municipal informou que está colaborando com as autoridades e reforçou o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes atendidos nas instituições do município.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
COMENTÁRIOS