Seja bem-vindo
Brasil,05/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Enchente no Texas com 24 mortos repete tragédia de 1987 que inspirou filme

g1.globo.com
Enchente no Texas com 24 mortos repete tragédia de 1987 que inspirou filme


Cheia no Rio Guadalupe deixou ao menos 23 jovens desaparecidas. Há quase quatro décadas, adolescentes morreram na região após enxurrada inesperada. Enchente deixa mortos e desaparecidos no Texas, nos EUA
A enchente no Texas, nos Estados Unidos, que causou a morte de 24 pessoas e deixou ao menos 23 meninas desaparecidas desde sexta-feira (4), reacende a memória de um episódio semelhante ocorrido no mesmo local há quase quatro décadas.
Em 1987, uma enchente repentina no Rio Guadalupe matou 10 adolescentes que estavam em um acampamento cristão. O caso inspirou o filme "Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos?", lançado em 1993. O longa é lembrado nas redes pelas exibições na TV aberta brasileira, como na Sessão da Tarde.
O filme, dirigido por Chris Thompson, reconstitui os momentos de tensão vividos pelos jovens que ficaram presos em rápida enxurrada do rio enquanto voltavam de um acampamento cristão na cidade de Comfort, em 17 de julho de 1987.
O serviço meteorológico havia recomendado a evacuação da região em torno do Rio Guadalipe devido à chuva intensa. O nível da água, porém, avançou mais rápido do que o previsto e arrastou um ônibus e uma van com 43 jovens e monitores.
Segundo uma reportagem do jornal The New York Times, parte do grupo tentou formar uma corrente humana para se manter unida em meio à enxurrada, enquanto outros subiram em árvores à espera de resgate. Dez pessoas morreram. Uma das jovens, Melanie Finley, de 14 anos, morreu ao se soltar da corda de um helicóptero. Já o corpo de um dos mortos, John Bankston Jr., de 17 anos, nunca foi encontrado.
Cena do filme 'Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos?'
Reprodução/The Wolper Organization
Em 1987, entre 120 e 250 milímetros de chuva caíram na região. As chuvas em Hunt, desta vez, já ultrapassaram os 250 milímetros.
Um medidor do nível do Rio Guadalupe registrou uma elevação de 6,7 metros em cerca de duas horas e começou a falhar após chegar aos 9 metros, segundo o meteorologista Bob Fogarty, do Serviço Nacional de Meteorologia.
A região é conhecida como "corredor de enchentes", explicou Austin Dickson, diretor da Community Foundation of the Texas Hill Country, uma fundação filantrópica que arrecada doações para ajudar entidades que atuam na resposta ao desastre. "Quando chove, a água não penetra no solo", disse Dickson. “Ela desce morro abaixo.”
Helicóptero sobrevoa o Rio Guadalupe, no Texas, após enchentes
Eric Gay/AP
Jovens desaparecidas
A chuva deste ano destruiu o Camp Mystic, um acampamento cristão às margens do Rio Guadalupe onde estavam as 23 meninas desaparecidas.
"O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador", disse Elinor Lester, de 13 anos, que participava do Camp Mystic.
As buscas seguem com ao menos 400 pessoas, 14 helicópteros e 12 drones. Até o momento, 237 pessoas foram resgatadas com vida. O vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu orações.
O governador do Texas, Greg Abbott, divulgou um vídeo na rede X no qual uma vítima é resgatada do topo de uma árvore por um socorrista suspenso de um helicóptero, enquanto as águas rugiam abaixo. "Não vamos parar até que todos apareçam", afirmou.
O presidente Donald Trump lamentou as inundações, afirmando que "são terríveis". "É impactante', disse.
*Com informações da Associated Press e da Reuters
Vídeos em alta no g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.