Exército de Israel diz que bombardeou principal aeroporto do Iêmen em resposta a ataque Houthi em Tel Aviv

Ataque aéreo desabilitou 'completamente' aeroporto em Saanã, capital iemenita, segundo israelenses. Fumaça sobe entre prédios em Sanaã após bombardeio israelense no principal aeroporto internacional do Iêmen em 6 de maio de 2025.
REUTERS/Adel al-Khader
O Exército de Israel afirmou nesta terça-feira (6) que bombardeou o principal aeroporto do Iêmen e o desabilitou "completamente".
Antes do ataque, Israel emitiu alertas para que pessoas deixassem a área ao redor do Aeroporto Internacional de Sanaa. Segundo os israelenses, o ataque desta terça-feira é uma retaliação ao ataque Houthi perto do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, o principal de Israel. (Leia mais sobre o ataque Houthi abaixo)
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Este é o segundo dia seguido que Israel realiza bombardeios no Iêmen, após ter tido que retaliaria o ataque dos Houthis, grupo rebelde apoiado pelo Irã. Na segunda, as forças israelenses realizaram ataques aéreos contra o porto de Hodeida. Segundo Israel, ambos os locais são utilizados pelo grupo.
O Exército israelense afirmou que o ataque teve como objetivo desabilitar infraestrutura terrorista dos Houthis no aeroporto, o que causou o "encerramento completo das atividades" no local.
Exército de Israel diz que bombardeou principal aeroporto do Iêmen em 6 de maio de 2025.
Reprodução/Exército de Israel
Ainda não se sabe se o bombardeio israelense desta terça-feira deixou feridos ou mortos. Os ataques em Hodeida mataram quatro pessoas e feriram outras 39, segundo o Ministério da Saúde controlado pelos Houthis.
Três fontes do aeroporto disseram à agência de notícias Reuters que os ataques desta terça-feira tiveram como alvos três aviões civis, o saguão de embarque, a pista do aeroporto e uma base aérea militar sob controle dos Houthis.
As tensões entre Israel e os Houthis vêm aumentando à medida que o grupo intensifica os ataques em resposta à ampliação das operações militares israelenses na Faixa de Gaza. No domingo, os Houthis anunciaram que imporiam um bloqueio aéreo “abrangente” a Israel, atacando repetidamente seus aeroportos.
Ataque perto de aeroporto israelense
Míssil cai perto do principal aeroporto de Israel
Um míssil lançado do Iêmen em direção a Israel caiu próximo ao aeroporto Ben Gurion, o principal terminal internacional do país, na região de Tel Aviv, no domingo (4).
Imagens de um circuito de segurança mostram o momento em que um míssil lançado do Iêmen cai próximo ao aeroporto de Tel Aviv. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, havia prometido retaliação contra os Houthis.
Não houve feridos graves no ataque, segundo o serviço de ambulância de Israel. Um homem e uma mulher com ferimentos leves foram levados para um hospital, e duas pessoas estavam sendo atendidas no local por efeitos de pânico.
Segundo autoridades do aeroporto de Tel Aviv, o projétil caiu próximo a uma estrada perto do estacionamento do Terminal 3. Várias pessoas no aeroporto gravaram vídeos que mostravam uma coluna de fumaça preta visível nas proximidades, atrás de aeronaves estacionadas e prédios. A agência informou que não verificou a procedência dos vídeos.
Os rebeldes houthis do Iêmen têm lançado mísseis contra Israel, afirmando estar agindo em solidariedade aos palestinos da Faixa de Gaza.
COMENTÁRIOS