Seja bem-vindo
Brasil,07/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

China e EUA anunciam encontro na Suíça para negociar tarifas

g1.globo.com
China e EUA anunciam encontro na Suíça para negociar tarifas


Reuniões devem ocorrer a partir de sexta-feira (9), em Genebra, onde se encontram o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro ministro da China, He Lifeng. China e EUA
Associated Press
Os governos dos Estados Unidos e da China anunciaram nesta terça-feira (6) que terão um encontro em Genebra, na Suíça, no fim desta semana. O dia e o horário da reunião bilateral ainda não foram detalhados, mas a expectativa é que as conversas ocorram a partir de sexta-feira (9).
O encontro marca o início das negociações sobre a guerra comercial entre os dois países. Ao longo das últimas semanas, os EUA anunciaram taxas de até 145% sobre produtos importados da China, em uma guerra tarifária promovida pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Pequim respondeu com alíquotas de até 125% sobre a importação de itens norte-americanos, em uma escalada de taxas até então sem sinais de recuo.
Em comunicado oficial, o governo dos EUA informou que o secretário do Tesouro do país, Scott Bessent, e o representante de Comércio, Jamieson Greer, vão viajar para a Suíça na quinta-feira (8). Eles vão se encontrar com o vice-primeiro ministro da China, He Lifeng.
Também em comunicado, o Ministério do Comércio chinês afirmou que Lifeng irá para a capital suíça na sexta-feira. A pasta confirmou que a reunião dele com Bessent ocorrerá durante a viagem ao país, que irá se estender de sexta-feira a segunda (12).
O anúncio da reunião fez os futuros dos índices de ações dos EUA subirem acentuadamente, após dois dias consecutivos de perdas em Wall Street diante das incertezas em torno do tarifaço de Trump. Os contratos futuros do S&P 500 e-mini avançaram cerca de 1%.
Resposta da China a tarifaço de Trump impulsiona nacionalismo chinês
Reunião entre EUA e Suíça
Conforme o governo americano, os dois representantes do país vão se encontrar também com a presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, para negociações sobre comércio recíproco.
"Estou ansioso por conversas produtivas enquanto trabalhamos para reequilibrar o sistema econômico internacional, de forma a melhor atender aos interesses dos EUA", disse Bessent em um comunicado.
O Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) informou que Greer também se reunirá com a missão da agência junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) em Genebra.
"Por determinação do presidente Trump, estou negociando com países para reequilibrar nossas relações comerciais, alcançar reciprocidade, abrir novos mercados e proteger a segurança econômica e nacional dos EUA", disse Greer.
"Estou ansioso para ter reuniões produtivas com alguns de meus colegas, bem como visitar minha equipe em Genebra, que trabalha diligentemente para promover os interesses dos EUA em diversas questões multilaterais."
* Com informações da agência de notícias Reuters.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.