Após cheias, Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene recebem mais de R$ 1 milhão do governo federal

Prefeitura de Tartarugalzinho/Reprodução
Após decretada situação de emergência nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene, devido à cheia nos rios, causada pelas fortes chuvas, um repasse de R$ 1,4 milhão articulado pelo Governo do Amapá, autorizado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Com o recurso, a prioridade é levar ajuda humanitária aos municípios, que enfrentam a situação das adversidades climáticas desde o dia 25 de abril.
Decreto de repasse para Tartarugalzinho
Decreto de repasse para Pracuúba
Decreto de repasse para Calçoene
Cheia em Tartarugalzinho, no Amapá
Prefeitura de Tartarugalzinho/Reprodução
O governador do Amapá, Clécio Luís, foi até os municípios e decretou a situação de emergência. A homologação da situação de emergência foi assegurada pelo Ministro da Integração e Desenvolvimento, Waldez Góes, e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Município de Calçoene sofre com o transbordamento dos rios após fortes chuvas
Prefeitura de Calçoene/divulgação
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Vilmar Laurindo,após a etapa, recursos de assistência humanitária foram solicitados para as famílias atingidas com o fundo garantido pelo governo federal.
“Nós fizemos o plano de trabalho, com um levantamento de todas as pessoas que foram prejudicadas, que já foram contempladas com cestas básicas, colchões, kit dormitório, kit limpeza, por meio de uma ação em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e esses valores foram liberados na íntegra conforme o plano que nós apresentamos. Esses valores serão distribuídos para essas famílias de acordo com as necessidades de cada uma delas”, disse.
Um monitoramento da pluviometria e hidrometria está sendo no estado - monitoramento dos níveis de todas as bacias hidrográficas e calhas de rios que podem atingir a população. A ação é feita através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Além disso, nas regiões atingidas há o acompanhamento para novas situações de emergência como outras inundações, em atuação rápida e imediata. Todos as pessoas afetadas receberam ajuda humanitária, segundo o governo do estado.
Pessoas afetadas:
Tartarugalzinho: 1.488 pessoas;
Pracuúba: 1.440 pessoas;
Calçoene: 2.053 pessoas.
Ajuda humanitária
Pracuúba
Colchões: 20;
kits 1ª infância: 100;
Kit alimentação: 150;
Kit Higiene: 100;
Água mineral: 50 pacotes.
Calçoene
Colchões: 100;
kits 1ª infância: 100;
Kit alimentação: 250;
Kit Higiene: 100;
Água mineral: 250 pacotes.
Tartarugalzinho
Kits 1ª infância: 150;
Kit alimentação: 100.
Equipes continuam em três municípios do Amapá prestando auxílio aos afetados por cheias.
COMENTÁRIOS