Seja bem-vindo
Brasil,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Cientista planetário descarta possibilidade de sonda espacial soviética cair no Amapá

g1.globo.com
Cientista planetário descarta possibilidade de sonda espacial soviética cair no Amapá


Sonda Kosmos 482 foi lançada pela União Soviética em 1972 para estudar o planeta Vênus, mas não conseguiu deixar a atmosfera da Terra. Reentrada está prevista para acontecer no sábado (10) e queda deve ocorrer no oceano Pacífico. Sonda soviética Kosmos 482
Divulgação/Nasa
Circulou esta semana nas redes sociais a possibilidade do Amapá estar na rota de queda da sonda espacial Kosmos 482, lançada em 1972 pela então União Soviética com o objetivo de estudar o planeta Vênus. Nesta quarta-feira (7), o Projeto Brasileiro de Pesquisas de Meteoros Exoss descartou essa possibilidade e informou que a sonda deve cair no sábado (10), no Norte do oceano Pacífico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A espaçonave foi lançada há 53 anos, mas não conseguiu deixar a órbita da Terra por conta de uma falha no foguete. Por conta disso, o projeto foi abandonado, como explica o cientista planetário Marcelo De Cicco, que é coordenador do projeto de meteoro Exoss e membro da Sociedade Astronômica Brasileira.
“Como é uma sonda preparada para entrar em Vênus e como a gente sabe que a atmosfera de Vênus é extrema, com altas pressões, muitas vezes a pressão da Terra e o calor um verdadeiro inferno, essa sonda é sempre preparada para uma reentrada de uma atmosfera mais agressiva do que a Terra”, explicou.
Pela última análise feita nesta quarta-feira pelo pesquisador, a queda está prevista para o fim da tarde de sábado longe da costa da América do Norte.
“Não tem nenhuma previsão de reentrada no Brasil”, afirmou o pesquisador.
Na época do lançamento, a maior parte do equipamento reentrou e se desintegrou na atmosfera nos anos seguintes, mas acredita-se que a cápsula de pouso — um módulo esférico de aproximadamente um metro de diâmetro e quase 500 quilos — permaneceu orbitando a Terra por mais de meio século.
LEIA TAMBÉM:
Como será o espetacular e brutal final da Estação Espacial Internacional
Cientista planetário Marcelo De Cicco
Reprodução/TV Globo
Reentrada de satélite soviético de 39 anos na atmosfera é flagrada em SC
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.