Seja bem-vindo
Brasil,14/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Boletim da Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por gripe no Amapá 

g1.globo.com
Boletim da Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por gripe no Amapá 


InfoGripe aponta para o crescimento de casos de Influenza em todo o país. No Amapá, o alerta se concentra na capital entre jovens, adultos e idosos.  Vacinação infantil contra influenza está disponível no Amapá
Jesiel Braga/PMM
O boletim InfoGripe divulgado no último dia (8) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta para uma crescente no número de hospitalizações em razão da circulação do vírus que causa a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) em vários estados região Norte e Centro-Oeste, incluindo o Amapá. Segundo o boletim, o estado tem níveis de alerta risco ou  alto risco. Macapá aparece entre as 14 capitais com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Os casos atingem principalmente jovens, adultos e idosos.
O quadro nas quatro últimas semanas epidemiológicas para casos positivos ficou assim no Brasil:
26,7% de influenza A;
0,7% de influenza B;
55,7% de vírus sincicial respiratório;
18,1% de rinovírus;
18% de Sars-CoV-2 (Covid-19);
O boletim mostra há um sinal de crescimento nos casos e, consequentemente, nas hospitalizações ao longo das próximas semanas. Outro destaque é o aumento elevado, em muitas regiões, de casos de Síndrome Respiratória nas crianças de até 2 anos, associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). 
Já em crianças e adolescentes de 2 a 14 anos o número de novos casos de SRAG se mantém em queda. Os números refletem a Semana Epidemiológica 18, período de 27 de abril a 3 de maio.
Sintomas da influenza
A infecção pelo vírus da influenza, popularmente conhecida como gripe, costuma ter sintomas bastante intensos, capazes de "derrubar o paciente." Entre os principais sintomas da doença estão:
Espirros
Tosse
Dor de garganta
Dor no corpo
Febre
Fadiga
Falta de apetite
A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, recomenda que as pessoas usem máscaras em locais fechados, com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saúde. Em caso de surgimento de sintomas, a orientação é ficar em casa em isolamento. 
Tatiana destaca que o melhor caminho ainda é a vacinação: “Por fim, pedimos que as pessoas dos grupos elegíveis, que ainda não se vacinaram contra a influenza A, que se vacinem o quanto antes”. 
No Amapá a Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até 31 de julho. O serviço foi estendido por recomendação do Ministério da Saúde (MS). 
Veja abaixo os grupos prioritários:
Idosos;
Crianças;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Povos indígenas vivendo fora das terras indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
Professores;
Gestantes;
Forças de segurança e salvamento;
Caminhoneiros;
Forças armada
SVS de Macapá reforça a importância da vacinação contra a gripe.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.