Seja bem-vindo
Brasil,19/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump fala com Putin por telefone

g1.globo.com
Trump fala com Putin por telefone


Presidente dos EUA falará por telefone com os dois líderes, em teste para sua capacidade de resolver conflitos. Chamadas ocorrerão de forma separada. Trump diz que vai falar com Putin e Zelensky sobre trégua
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está falando neste momento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmaram oficiais da Casa Branca às agências de notícias Reuters e Associated Press.
Trump espera que as ligações telefônicas que fará nesta segunda-feira (19) tanto com Putin quanto com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, avancem em direção a um cessar-fogo na guerra na Ucrânia.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No fim de semana, Trump anunciou que falaria por telefone com os dois líderes após a primeira rodada de negociações entre as comitivas da Rússia e da Ucrânia, realizadas na semana passada, terminar sem um acordo para um cessar-fogo no conflito.
O presidente dos EUA afirmou ter "esperança de um dia produtivo" e de um cessar-fogo nesta segunda. Além de Trump e Zelensky, Trump também falará com líderes da Otan — a Rússia protesta contra a entrada da Ucrânia na aliança militar do Ocidente.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou nesta manhã que Putin e Trump conversarão às 17h pelo horário de Moscou (11h pelo horário de Brasília). Peskov chamou a chamada telefônica de "importante, dadas as conversas que ocorreram em Istambul".
Desde que assumiu seu 2º mandado, Trump tem tentado dar um fim na guerra da Ucrânia, e, por isso, as ligações desta segunda são um teste para sua reputação como negociador — durante sua campanha, ele prometeu resolver o conflito rapidamente.
Trump e Zelensky conversam sobre acordo de paz na Basílica de São Pedro, durante o funeral do papa Francisco.
Reprodução/TV Globo
O presidente dos EUA aposta na ideia de que sua posição e seu histórico pessoal com Putin serão suficientes para romper qualquer impasse sobre uma pausa nos combates.
"Sua sensação é que ele precisa falar ao telefone com o presidente Putin, e isso vai resolver parte do impasse e nos levar ao ponto que precisamos", disse o enviado de Trump, Steve Witkoff. "Acho que será uma ligação muito bem-sucedida."




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.