Rádio Nacional atinge 400 mil pessoas por mês e ganha público jovem



Dados da Kantar Ibope Media (EasyMedia) mostram que, ao longo de 2024, a rede alcançou mensalmente mais de 400 mil ouvintes em todo o país. Com emissoras em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís e Recife, a rede Nacional FM se consolidou como uma rádio de alcance nacional.
Notícias relacionadas:
- Agência Brasil: 35 anos com informação de qualidade para o cidadão.
- Centenas de jornais e sites publicam conteúdo da Agência Brasil.
- TV Brasil: Samba da Gamboa recebe Jorge Aragão neste domingo.
Em 2024, a Rádio Nacional alcançou em Brasília o maior share total na praça desde 2010, ano em que teve início a série histórica dos dados. Os números refletem o crescimento da relevância da rádio no Distrito Federal.
Público mais jovem
O ano de 2024 marcou um rejuvenescimento da audiência da Rádio Nacional. Pela primeira vez, 32% dos ouvintes da Nacional FM no Distrito Federal são adolescentes e jovens adultos, entre 10 e 29 anos — o maior índice já registrado para essa faixa. Essa tendência também se confirma nas demais praças: 41% no Rio de Janeiro, 49% em São Paulo e 54% em Recife.
Segundo o gerente-executivo de Rádios da EBC, Thiago Regotto, a aproximação com os públicos mais jovens é resultado de ações como revisão das playlists, lançamento de novos programas e criação de uma nova identidade sonora original. Houve reformulação de produtos esportivos e jornalísticos e adoção de estratégias de programação conectada ao novo posicionamento da marca: Rádio Nacional - Sem Fronteiras.
Todo o movimento de renovação, crescimento e integração prepara o terreno para um momento histórico: em 2026, a Rádio Nacional celebrará seus 90 anos de criação, iniciada no Rio de Janeiro em 1936 — um marco da radiodifusão brasileira e da comunicação pública no país”, comemorou Regotto.
COMENTÁRIOS