Trump se reúne com presidente sírio

Trump encontra com presidente da Síria
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta quarta-feira (14) com o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa. Foi a primeira vez em décadas que os líderes dos dois países, rivais, se encontraram.
O encontro ocorreu em Riade, na Arábia Saudita, a primeira parada da visita que Trump faz ao Oriente Médio nesta semana. Na terça-feira (13), o presidente norte-americano já havia anunciado o fim de sançoes à Síria, em uma sinalização de aproximação com o novo presidente sírio.
Al-Sharaa assumiu o governo sírio inteirinamente após a queda em dezembro do ano passado do ditador Bashar Al-Assad, que comandou a Síria por 24 anos.
Na reunião, Trump pediu ao novo líder sírio a normalização dos laços com Israel, aliado dos EUA no Oriente Médio.
Também participou do encontro entre EUA e Síria o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, de quem Trump também se aproximou.
O presidente turco, Tayyip Erdogan, juntou-se a Trump e MbS virtualmente na reunião, informou a Agência de Notícias Anadolu da Turquia.
Trump incentivou Sharaa a se juntar aos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos, que normalizaram as relações com Israel sob os Acordos de Abraham, mediados pelos EUA, em 2020, publicou o secretário de imprensa da Casa Branca no X.
Os Estados Unidos também esperam que a Arábia Saudita se junte aos Acordos de Abraham. As discussões sobre o assunto foram interrompidas após o início da guerra em Gaza e o reino insiste que não pode haver normalização sem a criação de um Estado palestino.
Trump afirmou na terça-feira que a Arábia Saudita se juntaria aos acordos em seu devido tempo.
Apesar das preocupações de setores de seu governo sobre os antigos laços dos líderes sírios com a Al-Qaeda, Trump disse na terça-feira, durante um discurso em Riad, que suspenderia as sanções à Síria, em uma importante mudança de política.
Ele também afirmou que Washington estava explorando a normalização das relações com o governo sírio, começando com seu encontro com Sharaa.
COMENTÁRIOS